SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número62SOCIALIZAÇÃO ÉTNICO-RACIAL DE CRIANÇAS NA CRECHE DE UMA COMUNIDADE REMANESCENTE DE QUILOMBOLASEVASÃO E PERMANÊNCIA DE COTISTAS E NÃO COTISTAS RACIAIS NO ENSINO TÉCNICO índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Teias

versão impressa ISSN 1518-5370versão On-line ISSN 1982-0305

Resumo

VIDEIRA, Piedade Lino; OLIVEIRA, Wesley Vaz  e  PENHA, Sabrina Silva. AUTODECLARAÇÃO RACIAL E DESDOBRAMENTOS EDUCACIONAIS NA ESCOLA ESTADUAL GENERAL AZEVEDO COSTA. Revista Teias [online]. 2020, vol.21, n.62, pp.186-202.  Epub 09-Fev-2022. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.%y.48594.

Este trabalho aborda questões educacionais do processo formativo relativo à autodeclaração racial dos estudantes de ensino médio da Escola Estadual General Azevedo Costa1, localizada no município de Macapá, Amapá. O objetivo dessa análise consistiu em investigar como os estudantes do ensino médio se autodeclaram do ponto de vista racial. Utilizou-se como metodologia práticas de pesquisa qualitativa por meio da aplicação de questionários aos discentes, registros e anotações em atividade de campo, e a pesquisa quantitativa para auxiliar na análise de dados. Assim, constatou-se que a autodeclaração racial é configurada de maneira complexa pelos discentes, visto que a construção da identidade negra é um processo dificultoso, permeado de tensões, com implicações formativas e educacionais.

Palavras-chave : autoafirmação da identidade negra; estudantes do ensino médio; escola pública.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )