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Revista Teias

versión impresa ISSN 1518-5370versión On-line ISSN 1982-0305

Resumen

SANTOS, Raquel Amorim; NEVES, Joana d’Arc de Vasconcelos  y  PEREIRA, Morgana da Silva. REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE DOCENTES SOBRE RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA NA AMAZÔNIA. Revista Teias [online]. 2020, vol.21, n.62, pp.217-236.  Epub 09-Feb-2022. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.%y.49725.

Este estudo analisa as representações sociais de docentes sobre as relações étnico-raciais na educação Básica a partir do Projeto de Extensão da UFPA em Bragança - Pará (PA). A metodologia pautou-se na abordagem qualitativa Tridimensional das Representações Sociais com base em Moscovici (1978). Para coleta de dados utilizou-se questionário com perguntas semiestruturadas. A amostragem foi constituída de 12 docentes da educação básica que participaram das ações extensionistas. Na análise utilizou-se o dialogismo discursivo de Bakhtin (2011). Os resultados demonstraram que os processos de formação de professores são fundantes para a [re]construção de práticas pedagógicas que visem o enfrentamento do racismo, discriminação e preconceito racial, de modo a contribuir para a construção da identidade positiva de afro-brasileiros na escola básica. Conclui-se que a formação continuada contribui para que os professores ressignifiquem seus conceitos acerca da diversidade étnica e práticas pedagógicas, voltadas para a promoção da igualdade étnicoracial.

Palabras clave : representação social; relações étnico-raciais; formação docente.

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