SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número62REPRESENTACIONES SOCIALES DE LOS DOCENTES SOBRE LAS RELACIONES ÉTNICO-RACIALES EN LA EDUCACIÓN BÁSICA EN LA AMAZONÍAEL DESEMPEÑO DEL MOVIMIENTO NEGRO Y LOS PROBLEMAS RACIALES EN EL CURSO DE PEDAGOGÍA EN UFSC índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Teias

versión impresa ISSN 1518-5370versión On-line ISSN 1982-0305

Resumen

COSTA, Ricardo Dias da; FERNANDES, Ana Paula Cerqueira  y  SISS, Ahyas. TRINCHEIRAS CULTURAIS, A LEI N. 10.639/2003 E A BAIXADA FLUMINENSE. Revista Teias [online]. 2020, vol.21, n.62, pp.237-249.  Epub 09-Feb-2022. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.%y.49688.

Os Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI’s) têm-se constituído como espaço de protagonismo nas instituições de ensino superior do país em favor da implementação das Leis n. 10.639/2003, n. 11.645/2008 e das Diretrizes Curriculares no campo da educação antirracista. O artigo apresenta os caminhos trilhados pelo NEABI da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro no tocante ao universo de suas ações de formação docente convalidando o entendimento de que uma educação de bases antirracistas implica a crítica ao mito da democracia racial, a compreensão dos mecanismos de exclusão que recaem sobre a população negra, apontando na direção das possibilidades de interferir nos processos de qualificação docente na perspectiva da Lei n. 10.639/2003, produzindo conhecimentos instituintes de princípios que valorizem a educação das relações étnico-raciais.

Palabras clave : NEABI; Lei n; 10.639/2003; educação antirracista; formação docente.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )