SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue62CULTURAL TRENCHES, LAW 10639/2003 AND BAIXADA FLUMINENSEBLACK MEN, SOCCER AND COLLECTIVE MEMORIES IN MATO GROSSO author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Teias

Print version ISSN 1518-5370On-line version ISSN 1982-0305

Abstract

PASSOS, Joana Célia dos  and  GAUDIO, Eduarda Souza. A ATUAÇÃO DO MOVIMENTO NEGRO E AS QUESTÕES RACIAIS NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFSC. Revista Teias [online]. 2020, vol.21, n.62, pp.250-262.  Epub Feb 09, 2022. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.%y.49736.

O artigo analisa o processo de institucionalização da educação das relações étnico-raciais no currículo do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), tendo como foco a atuação do Núcleo de Estudos Negros (NEN). Para isso, estudamos documentos curriculares produzidos no interior do curso de Pedagogia, entre eles o projeto pedagógico do curso, manifestos, atas de assembleias, publicações produzidas pelo Núcleo de Estudos Negros (NEN), além de documentos nacionais que orientam a educação das relações étnico-raciais e a formação docente. O diálogo se situa numa perspectiva de descolonização dos currículos e oferece elementos capazes de evidenciar que há uma perspectiva negra decolonial em curso na sociedade brasileira. Conclui-se que a articulação entre o NEN e o curso de Pedagogia da UFSC foi primordial para impulsionar a institucionalização do debate étnico-racial no currículo do curso de Pedagogia da UFSC.

Keywords : educação das relações étnico-raciais; Núcleo de Estudos Negros; curso de pedagogia.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )