SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número62TRINCHEIRAS CULTURAIS, A LEI N. 10.639/2003 E A BAIXADA FLUMINENSEHOMENS NEGROS, FUTEBOL E MEMÓRIAS COLETIVAS EM MATO GROSSO índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Teias

versão impressa ISSN 1518-5370versão On-line ISSN 1982-0305

Resumo

PASSOS, Joana Célia dos  e  GAUDIO, Eduarda Souza. A ATUAÇÃO DO MOVIMENTO NEGRO E AS QUESTÕES RACIAIS NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFSC. Revista Teias [online]. 2020, vol.21, n.62, pp.250-262.  Epub 09-Fev-2022. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.%y.49736.

O artigo analisa o processo de institucionalização da educação das relações étnico-raciais no currículo do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), tendo como foco a atuação do Núcleo de Estudos Negros (NEN). Para isso, estudamos documentos curriculares produzidos no interior do curso de Pedagogia, entre eles o projeto pedagógico do curso, manifestos, atas de assembleias, publicações produzidas pelo Núcleo de Estudos Negros (NEN), além de documentos nacionais que orientam a educação das relações étnico-raciais e a formação docente. O diálogo se situa numa perspectiva de descolonização dos currículos e oferece elementos capazes de evidenciar que há uma perspectiva negra decolonial em curso na sociedade brasileira. Conclui-se que a articulação entre o NEN e o curso de Pedagogia da UFSC foi primordial para impulsionar a institucionalização do debate étnico-racial no currículo do curso de Pedagogia da UFSC.

Palavras-chave : educação das relações étnico-raciais; Núcleo de Estudos Negros; curso de pedagogia.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )