SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número62A ATUAÇÃO DO MOVIMENTO NEGRO E AS QUESTÕES RACIAIS NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFSCO CENTRO AFROCARIOCA DE CINEMA ZÓZIMO BULBUL COMO ESPAÇO DE EDUCAÇÃO DECOLONIAL índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Teias

versão impressa ISSN 1518-5370versão On-line ISSN 1982-0305

Resumo

PINHO, Vilma Aparecida de  e  GRUNENNVALDT, José Tarcísio. HOMENS NEGROS, FUTEBOL E MEMÓRIAS COLETIVAS EM MATO GROSSO. Revista Teias [online]. 2020, vol.21, n.62, pp.263-277.  Epub 09-Fev-2022. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.%y.49716.

As análises desse artigo centram-se nos significados que as memórias atribuem às relações étnico-raciais no futebol, a partir das lembranças de ex-jogadores negros campeões no estado de Mato de Grosso que atuaram entre os anos de 1950 a 1970. A metodologia utilizada foi a história oral, orientada por perguntas abertas sobre futebol, sociabilidades e relações étnico-raciais. Utilizamos fotografias para verificar as equipes no que se refere à raça/cor e a classificação nos certames nos quais participaram os entrevistados. Os resultados indicam que as memórias buscam contrapor uma história de [in]visibilidade do negro. Nesse sentido, os exjogadores fazem releituras de si e se valem da memória para inscrever a sua história do lugar de protagonista na história do esporte. Os sentidos que emergem da memória rompem com a noção de subalternidade racial para uma perspectiva de reconhecimento e valorização coletiva.

Palavras-chave : futebol; memórias coletivas; relações raciais; sociedade.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )