SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue62CONTRIBUTIONS OF CRITICAL STUDIES ON ETHNIC-RACIAL RELATIONS TO THE FIELD OF EDUCATIONSCHOOL EDUCATION AND KNOWLEDGE NETWORKS IN MOZAMBIQUE: colonialities, epistemicides and current issues author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Teias

Print version ISSN 1518-5370On-line version ISSN 1982-0305

Abstract

COELHO, Wilma de Nazaré Baía; REGIS, Kátia Evangelista  and  SILVA, Carlos Aldemir Farias da. SIGNIFICAÇÕES SOBRE A ERER: uma análise de publicações em periódicos da educação (2015-2019). Revista Teias [online]. 2020, vol.21, n.62, pp.334-346.  Epub Feb 09, 2022. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.%y.49485.

No Brasil, as significações sobre a educação para as relações étnico-raciais (Erer) ainda carecem de reflexões. Nesse artigo, desenvolvemos uma análise de produções científicas sobre o tema. O objetivo é identificar como os artigos publicados em periódicos da educação entre 2015 e 2019 abordam as significações sobre a Erer nos currículos brasileiros. Ao todo, 23 artigos foram submetidos à técnica de análise de conteúdo de Bardin (2016), às recomendações metodológicas de Lüdke e André (1986) e às concepções teóricas de Silva; Gomes (2002) e Gomes (2012) sobre a diversidade étnico-cultural. Os resultados sugerem que a Erer continua sendo um tema de estudo relevante, tanto na formação inicial quanto continuada, como para uma educação antirracista que respeite a diversidade étnico-cultural.

Keywords : Erer; significações; produção científica.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )