SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue62MEANINGS ABOUT ERER: an analysis of articles in journals of Education (2015-2019)THE EDUCATIONAL AND EMANCIPATORY STRENGTH OF THE BLACK MOVEMENT IN TIMES OF DEMOCRATIC FRAGILITY author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Teias

Print version ISSN 1518-5370On-line version ISSN 1982-0305

Abstract

CHAUA, Roberto da Costa Joaquim. EDUCAÇÃO ESCOLAR E REDES DE CONHECIMENTOS EM MOÇAMBIQUE: colonialidades, epistemicídios e questões atuais. Revista Teias [online]. 2020, vol.21, n.62, pp.347-359.  Epub Feb 09, 2022. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.%y.49515.

Produzido a partir da compreensão histórica da educação em Moçambique, da imersão no cotidiano das escolas do Norte do país e dos embates em torno da relação entre redes de conhecimentos, mormente, a escola e os ritos de iniciação, esse artigo mapeia colonialidades, epistemicídios e questões ligadas à educação moçambicana. Elege a metáfora diálogo à volta da fogueira enquanto espaçotempo de resistência e necessário para compreensão das conflitualidades e negociações subsistentes nos processos educativos. A fogueira se apresenta enquanto dispositivo de estada em uma dimensão humana, pela qual ideias de liberdade e subversão vem à tona representadas nos atos humanos de comer, se relacionar, fazer histórias e compartilhá-las constituindo símbolo dos mecanismos acionados para lutar, viver e sonhar em contexto de miséria.

Keywords : educação; conhecimentos; colonialidades; resistências.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )