SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número62SIGNIFICADOS SOBRE LA ERER: un análisis de publicaciones en revistas educativas (2015-2019)LA FUERZA EDUCATIVA Y EMANCIPADORA DEL MOVIMIENTO NEGRO EN TIEMPOS DE FRAGILIDAD DEMOCRÁTICA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Teias

versión impresa ISSN 1518-5370versión On-line ISSN 1982-0305

Resumen

CHAUA, Roberto da Costa Joaquim. EDUCAÇÃO ESCOLAR E REDES DE CONHECIMENTOS EM MOÇAMBIQUE: colonialidades, epistemicídios e questões atuais. Revista Teias [online]. 2020, vol.21, n.62, pp.347-359.  Epub 09-Feb-2022. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.%y.49515.

Produzido a partir da compreensão histórica da educação em Moçambique, da imersão no cotidiano das escolas do Norte do país e dos embates em torno da relação entre redes de conhecimentos, mormente, a escola e os ritos de iniciação, esse artigo mapeia colonialidades, epistemicídios e questões ligadas à educação moçambicana. Elege a metáfora diálogo à volta da fogueira enquanto espaçotempo de resistência e necessário para compreensão das conflitualidades e negociações subsistentes nos processos educativos. A fogueira se apresenta enquanto dispositivo de estada em uma dimensão humana, pela qual ideias de liberdade e subversão vem à tona representadas nos atos humanos de comer, se relacionar, fazer histórias e compartilhá-las constituindo símbolo dos mecanismos acionados para lutar, viver e sonhar em contexto de miséria.

Palabras clave : educação; conhecimentos; colonialidades; resistências.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )