SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número62EDUCAÇÃO ESCOLAR E REDES DE CONHECIMENTOS EM MOÇAMBIQUE: colonialidades, epistemicídios e questões atuaisURBANISMO AFRICANO: 6000 mil anos construindo cidades (uma introdução ao tema) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Teias

versão impressa ISSN 1518-5370versão On-line ISSN 1982-0305

Resumo

GOMES, Nilma Lino. A FORÇA EDUCATIVA E EMANCIPATÓRIA DO MOVIMENTO NEGRO EM TEMPOS DE FRAGILIDADE DEMOCRÁTICA. Revista Teias [online]. 2020, vol.21, n.62, pp.360-371.  Epub 09-Fev-2022. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.%y.49715.

O Brasil escondeu e guardou o racismo atrás do discurso da democracia racial, da mestiçagem e da diversidade. Porém, nos tempos de acirramento e recrudescimento da extrema direita, da onda neoconservadora e reacionária, esse mesmo racismo tem sido revelado publicamente e sem constrangimentos. Nesse contexto, existe um ator político central no processo de luta antirracista e de reeducação da sociedade, do Estado e da universidade: o Movimento Negro. Ele é um dos principais protagonistas das lutas por emancipação no decorrer da história política brasileira, a partir do século XX. Nesse processo, o Movimento Negro tem sido produtor de diferentes formas de saberes emancipatórios que podem nos ajudar a reagir diante do atual contexto de incertezas vivido pela sociedade brasileira. Do conjunto de saberes articulados e sistematizados pelo Movimento Negro um deles se destaca nos tempos de democracia em risco: os saberes da indignação.

Palavras-chave : educação; Movimento Negro; democracia.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )