SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número62A FORÇA EDUCATIVA E EMANCIPATÓRIA DO MOVIMENTO NEGRO EM TEMPOS DE FRAGILIDADE DEMOCRÁTICA“SOU MAIS ATIVISTA, MILITANTE DA ÁREA DO QUE PROPRIAMENTE PESQUISADORA EM EDUCAÇÃO”: Zélia Amador de Deus e educação antirracista índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Teias

versão impressa ISSN 1518-5370versão On-line ISSN 1982-0305

Resumo

CUNHA JUNIOR, Henrique. URBANISMO AFRICANO: 6000 mil anos construindo cidades (uma introdução ao tema). Revista Teias [online]. 2020, vol.21, n.62, pp.371-382.  Epub 09-Fev-2022. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.%y.48759.

O desenvolvimento do referencial conceitual da disciplina de “Urbanismo africano: 6000 anos construindo cidades” foi desenvolvido em pesquisas na última década e a disciplina foi oferecida em alguns programas de pós-graduação nas áreas de ensino de Engenharia e Sociedade do NIDES-UFRJ e da arquitetura e urbanismo da UFBA. O artigo é sobre o desenvolvimento referencial conceitual do urbanismo com base na perspectiva da história e cultura africana e do Pan-africanismo. Trata de uma abordagem considerada por nós original no campo do ensino de urbanismo, de caráter transdisciplinar, para as áreas de engenharia e sociedade, geografia urbana e arquitetura e urbanismo. O ensino da relação entre engenharia e sociedade é um campo relativamente novo, abrange as relações sociais, compreendendo as relações étnico-raciais, as culturas e as tecnologias. O urbanismo e a arquitetura são campos do conhecimento na interface sociedade e tecnologias construtivas, sendo que ao longo do século passado produziram uma visão eurocêntrica e um pensamento racista sobre o continente africano. A perspectiva do ensino do urbanismo com base na história e cultura africana constitui uma inovação em ensino, faz parte do combate teórico-conceitual ao eurocentrismo. Nesse artigo, apresentamos o desenvolvimento das bases conceituais dessa disciplina.

Palavras-chave : urbanismo africano; história e cultura africana; ensino de urbanismo; engenharia e sociedade; pan-africanismo e educação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )