SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número62URBANISMO AFRICANO: 6000 años de edificios (una introducción al tema)RECUERDOS DE EXPERIENCIAS EJA DE LA UNIVERSIDAD FEDERAL DE SÃO CARLOS Y LA UNIVERSIDAD DE BRASILIA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Teias

versión impresa ISSN 1518-5370versión On-line ISSN 1982-0305

Resumen

DIAS, Lucimar Rosa; PASSOS, Mailsa Carla Pinto  y  RODRIGUES, Tatiane Cosentino. “SOU MAIS ATIVISTA, MILITANTE DA ÁREA DO QUE PROPRIAMENTE PESQUISADORA EM EDUCAÇÃO”: Zélia Amador de Deus e educação antirracista. Revista Teias [online]. 2020, vol.21, n.62, pp.383-390.  Epub 09-Feb-2022. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.%y.54396.

O texto apresenta entrevista realizada com Zélia Amador de Deus, dada a sua importante participação em diferentes momentos históricos do Brasil no que diz respeito à construção de políticas públicas dirigidas ao campo educacional. O objetivo foi trazer as memórias dessa importante ativista como ela prefere se nomear para a seção temática Raça e Cultura, considerando que o contexto em que nasce a proposta se relaciona à história do GT 21 Educação e Relações Étnico-Raciais da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped), que surge em 2001. Para compreender o sentido dessa produção faz-se necessário ouvir esta mulher que explicita como sua trajetória de vida e a produção científica desse campo estão entrelaçadas e são produtos de uma ação política ativa de muitos negros e negras brasileiros. Consolidar um Grupo de Trabalho em uma Associação de Pesquisa desse porte só é possível porque, ao lado dessa, há uma árdua produção de políticas afirmativas. As memórias de Zélia nos possibilitam compreender que a pesquisa é sempre uma implicação política, acadêmica e teórica.

Palabras clave : ações afirmativas; Movimento Negro; igualdade racial; educação para as relações étnicoraciais.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )