SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue62"I AM MORE OF AN ACTIVIST, A MILITANT IN THE AREA THAN I AM A RESEARCHER IN EDUCATION": Zélia Amador de Deus and anti-racist educationPEDAGOGICAL TRAINING IN THE NATIONAL CURRICULUM GUIDELINES FOR THE PEDAGOGY COURSE: considerations in light of the argumentation theory author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Teias

Print version ISSN 1518-5370On-line version ISSN 1982-0305

Abstract

DUQUES, Maria Luiza Ferreira  and  SANTOS, Cláudio Eduardo Félix dos. MEMÓRIAS DAS EXPERIÊNCIAS DE EJA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS E DA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA. Revista Teias [online]. 2020, vol.21, n.62, pp.391-403.  Epub Feb 09, 2022. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.%y.47631.

Este estudo enfoca propostas de Educação de Jovens e Adultos-EJA implementadas em duas universidades públicas brasileiras, a partir da década de 1980 e, objetiva analisar as concepções formativas presentes nas experiências de EJA desenvolvidas na Universidade Federal de São Carlos-UFSCar e na Universidade de Brasília-UnB. O estudo estabelece uma aproximação com o método materialista histórico dialético. Os resultados apontam o desenvolvimento, por parte das propostas, de uma concepção formativa específica para a EJA. As experiências pautaram numa ação de luta e resistência no campo dos direitos, funcionando como espaços indutores de transformação das realidades sociais. As memórias dos educadores revelaram o alcance que as propostas possuem tanto para as universidades, quanto para a reconfiguração da EJA no Brasil.

Keywords : memórias; EJA; UFSCar; UnB.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )