SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número62"SOY MÁS ACTIVISTA, MILITANTE EN LA ZONA QUE INVESTIGADOR EN EDUCACIÓN": Zélia Amador de Deus y educación anti-racistaENTRENAMIENTO PEDAGÓGICO EN LAS NORMAS NACIONALES DEL CURRÍCULO PARA EL CURSO DE PEDAGOGÍA: consideraciones a la luz de la teoría de la argumentación índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Teias

versión impresa ISSN 1518-5370versión On-line ISSN 1982-0305

Resumen

DUQUES, Maria Luiza Ferreira  y  SANTOS, Cláudio Eduardo Félix dos. MEMÓRIAS DAS EXPERIÊNCIAS DE EJA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS E DA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA. Revista Teias [online]. 2020, vol.21, n.62, pp.391-403.  Epub 09-Feb-2022. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.%y.47631.

Este estudo enfoca propostas de Educação de Jovens e Adultos-EJA implementadas em duas universidades públicas brasileiras, a partir da década de 1980 e, objetiva analisar as concepções formativas presentes nas experiências de EJA desenvolvidas na Universidade Federal de São Carlos-UFSCar e na Universidade de Brasília-UnB. O estudo estabelece uma aproximação com o método materialista histórico dialético. Os resultados apontam o desenvolvimento, por parte das propostas, de uma concepção formativa específica para a EJA. As experiências pautaram numa ação de luta e resistência no campo dos direitos, funcionando como espaços indutores de transformação das realidades sociais. As memórias dos educadores revelaram o alcance que as propostas possuem tanto para as universidades, quanto para a reconfiguração da EJA no Brasil.

Palabras clave : memórias; EJA; UFSCar; UnB.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )