SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue62PEDAGOGICAL TRAINING IN THE NATIONAL CURRICULUM GUIDELINES FOR THE PEDAGOGY COURSE: considerations in light of the argumentation theoryAFFECTIVE (IN)VISIBILITIES: artistic methodologies in narrative inquiry author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Teias

Print version ISSN 1518-5370On-line version ISSN 1982-0305

Abstract

SALA, Fabiana  and  MILITAO, Silvio César Nunes. POLÍTICAS PÚBLICAS DE LEITURA E BIBLIOTECA ESCOLAR: análise da materialização em Anhumas / São Paulo. Revista Teias [online]. 2020, vol.21, n.62, pp.421-438.  Epub Feb 09, 2022. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.%y.45856.

O Plano Nacional do Livro e Leitura estabeleceu eixos e ações para a criação de espaços e condições atinentes à execução de políticas públicas voltadas a garantir acesso às formas mais verticais de informação. Este estudo objetiva analisar o processo de elaboração e implementação do Plano congênere de Anhumas / São Paulo e suas decorrências para a formulação de políticas locais de biblioteca escolar. Um estudo de caso foi realizado, contemplando revisão bibliográfica, entrevista semiestruturada, observação e análise de documentos. A experiência do município em empreender seu Plano demonstra que criar e promover políticas de leitura e biblioteca é um caminho promissor - mas não sem obstáculos, como a restrição orçamentária - para que a população possa ter condições reais de participar, debater e construir conhecimento em âmbito local, com foco no direito fundamental à informação.

Keywords : políticas públicas; biblioteca escolar; políticas educacionais.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )