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Revista Teias

versão impressa ISSN 1518-5370versão On-line ISSN 1982-0305

Resumo

SALA, Fabiana  e  MILITAO, Silvio César Nunes. POLÍTICAS PÚBLICAS DE LEITURA E BIBLIOTECA ESCOLAR: análise da materialização em Anhumas / São Paulo. Revista Teias [online]. 2020, vol.21, n.62, pp.421-438.  Epub 09-Fev-2022. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.%y.45856.

O Plano Nacional do Livro e Leitura estabeleceu eixos e ações para a criação de espaços e condições atinentes à execução de políticas públicas voltadas a garantir acesso às formas mais verticais de informação. Este estudo objetiva analisar o processo de elaboração e implementação do Plano congênere de Anhumas / São Paulo e suas decorrências para a formulação de políticas locais de biblioteca escolar. Um estudo de caso foi realizado, contemplando revisão bibliográfica, entrevista semiestruturada, observação e análise de documentos. A experiência do município em empreender seu Plano demonstra que criar e promover políticas de leitura e biblioteca é um caminho promissor - mas não sem obstáculos, como a restrição orçamentária - para que a população possa ter condições reais de participar, debater e construir conhecimento em âmbito local, com foco no direito fundamental à informação.

Palavras-chave : políticas públicas; biblioteca escolar; políticas educacionais.

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