SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número62POLÍTICAS PÚBLICAS DE LEITURA E BIBLIOTECA ESCOLAR: análise da materialização em Anhumas / São PauloA HISTÓRIA DE ESMERALDA E SEUS CADERNOS DE RECEITAS índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Teias

versão impressa ISSN 1518-5370versão On-line ISSN 1982-0305

Resumo

RAMALLO, Francisco  e  PORTA, Luis. (IN)VISIBILIDADES AFETIVAS: metodologias artísticas na pesquisa narrativa. Revista Teias [online]. 2020, vol.21, n.62, pp.439-454.  Epub 09-Fev-2022. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.%y.47264.

A pesquisa narrativa — especialmente na educação — propõe uma maneira de conhecer, ser e saber, em que a divisão clássica entre ciência e arte perde estabilidade. Nesse artigo, recuperamos a produção de metáforas visuais, abandonando parcialmente o grafocentrismo, como forma de aprimorar as (in)visibilidades afetivas apresentadas pelas metodologias artísticas. Para isso, restauramos inicialmente a intimidade epistemológica que coexistia na pesquisa narrativa entre as ciências e as artes. Logo descrevemos a transição da triangulação para a cristalização metodológica. Por fim, podemos ver uma série de movimentos que, em um estudo sobre os afetos na pedagogia, exigem metodologias que afetam mais a erótica do que o rigor.

Palavras-chave : artes; afetos; pesquisa narrativa.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )