SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue63TEACHING PLANNING AS PRODUCTION OF POSSIBLES: re-existence in/through teachingSCRAPS AND REMNANTS OF PHILOSOPY IN THE NATIONAL COMMON CURRICULAR BASE: a trampoline for ethics as experimentation author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Teias

Print version ISSN 1518-5370On-line version ISSN 1982-0305

Abstract

NICOLAY, Deniz Alcione. POR UMA ÉTICA DO AMOR FATI NO CURRÍCULO. Revista Teias [online]. 2020, vol.21, n.63, pp.110-122.  Epub Feb 08, 2022. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.%y.53957.

Este texto apresenta uma série de argumentos sobre as relações entre currículo e ética. Procura, sobretudo, diagnosticar a natureza das forças que definem o caráter do ethos curricular. Para isso, além de situar exemplos da realidade do currículo nacional, investiga a composição das formas de agir disseminadas nas legislações oficiais dos sistemas de ensino. Partilha, como ferramenta de estudos, da filosofia nietzschiana, principalmente o recorte que assinala o período maduro da sua obra, a partir de 1881. O texto utiliza, também, o procedimento metodológico conhecido por perspectivismo. Conclui pela necessidade de pensar o diverso, animar a alegria, transgredir a norma a fim de executar o instante radical.

Keywords : niilismo; formação; diferença.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )