Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Revista Teias
versão impressa ISSN 1518-5370versão On-line ISSN 1982-0305
Resumo
NICOLAY, Deniz Alcione. POR UMA ÉTICA DO AMOR FATI NO CURRÍCULO. Revista Teias [online]. 2020, vol.21, n.63, pp.110-122. Epub 08-Fev-2022. ISSN 1982-0305. https://doi.org/10.12957/teias.%y.53957.
Este texto apresenta uma série de argumentos sobre as relações entre currículo e ética. Procura, sobretudo, diagnosticar a natureza das forças que definem o caráter do ethos curricular. Para isso, além de situar exemplos da realidade do currículo nacional, investiga a composição das formas de agir disseminadas nas legislações oficiais dos sistemas de ensino. Partilha, como ferramenta de estudos, da filosofia nietzschiana, principalmente o recorte que assinala o período maduro da sua obra, a partir de 1881. O texto utiliza, também, o procedimento metodológico conhecido por perspectivismo. Conclui pela necessidade de pensar o diverso, animar a alegria, transgredir a norma a fim de executar o instante radical.
Palavras-chave : niilismo; formação; diferença.