SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número63PLANEJAMENTO DOCENTE COMO PRODUÇÃO DE POSSÍVEIS: re-existência na/pela docênciaRASPAS E RESTOS DE FILOSOFIA NA BNCC -EM: trampolim para uma ética como experimentação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Teias

versão impressa ISSN 1518-5370versão On-line ISSN 1982-0305

Resumo

NICOLAY, Deniz Alcione. POR UMA ÉTICA DO AMOR FATI NO CURRÍCULO. Revista Teias [online]. 2020, vol.21, n.63, pp.110-122.  Epub 08-Fev-2022. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.%y.53957.

Este texto apresenta uma série de argumentos sobre as relações entre currículo e ética. Procura, sobretudo, diagnosticar a natureza das forças que definem o caráter do ethos curricular. Para isso, além de situar exemplos da realidade do currículo nacional, investiga a composição das formas de agir disseminadas nas legislações oficiais dos sistemas de ensino. Partilha, como ferramenta de estudos, da filosofia nietzschiana, principalmente o recorte que assinala o período maduro da sua obra, a partir de 1881. O texto utiliza, também, o procedimento metodológico conhecido por perspectivismo. Conclui pela necessidade de pensar o diverso, animar a alegria, transgredir a norma a fim de executar o instante radical.

Palavras-chave : niilismo; formação; diferença.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )