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Revista Teias

versão impressa ISSN 1518-5370versão On-line ISSN 1982-0305

Resumo

MENDES, Nataniel. BNCC E O PROFESSOR DE LITERATURA: água que corre entre pedras. Revista Teias [online]. 2020, vol.21, n.63, pp.135-147.  Epub 08-Fev-2022. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.%y.53725.

O presente artigo tem como propósito discutir o papel destinado pela legislação brasileira, notadamente pela Base Nacional Comum Curricular, à educação literária no ensino médio para refletirmos sobre como deve ser a atuação do professor de literatura. Recorremos a uma pesquisa bibliográfica e documental, colocando em perspectiva um paralelo entre os documentos oficiais e os estudos literários. A partir desse percurso, foi possível perceber e existência de discursos dissonantes. De um lado, uma legislação alicerçada em uma visão (ultra) pragmática de educação, voltada para a preparação para testes e resolução de problemas do cotidiano; do outro, os estudos literários e as Orientações Curriculares para o Ensino Médio, que reconhecem a literatura enquanto lugar de(o) saber, do prazer, mas também do incômodo necessário para a reflexão e intervenção no mundo.

Palavras-chave : BNCC; ensino de literatura; atuação docente.

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