SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número63PRODUÇÕES CURRICULARES NO ENSINO DE HISTÓRIA: desafios do “contemporâneo”VESTÍGIOS DE AULA: poética didática e transcriação curricular índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Teias

versão impressa ISSN 1518-5370versão On-line ISSN 1982-0305

Resumo

GIANUCA, Lindsay  e  BALESTRERI, Silvia. ENSINO COMO ENSAIO PARA ABRIR OS CORPOS: uma didática do acesso pela pele. Revista Teias [online]. 2020, vol.21, n.63, pp.162-177.  Epub 08-Fev-2022. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.%y.53988.

Este artigo aproxima ensino e ensaio como práticas laborais de aprimoramento técnico e exercício do pensamento. Fomentado por estudos prévios acerca destas nuances comparativo-operativas e pela experiência docente de uma das autoras que, de performer se viu professora, exibe alcances possíveis dos acoplamentos filosofia-docência, treinamento-criação-ensino. Movimentos conceituais conduzem a observação que considera a pele como superfície de acesso e uma antropologia como inspiração. Aliado às filosofias de Deleuze e Guattari, pensa a aprendizagem como exercício de deslocamento e os corpos em seus aspectos relacionais. Nesta perspectiva, revela a invenção de procedimentos e a emancipação dos corpos através do conceito de forças. Considerando que cada corpo é um aprendiz e defendendo que ensinar é a ação de abrir, aumento de potências, pensa a didática como projeto coletivo de ensinoaprendizagem

Palavras-chave : pele; corpo; forças; ensino.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )