SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número63ENSINO COMO ENSAIO PARA ABRIR OS CORPOS: uma didática do acesso pela peleA AULA COMO GESTO: um princípio para a docência índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Teias

versão impressa ISSN 1518-5370versão On-line ISSN 1982-0305

Resumo

CAMPOS, Maria Idalina Krause de. VESTÍGIOS DE AULA: poética didática e transcriação curricular. Revista Teias [online]. 2020, vol.21, n.63, pp.178-190.  Epub 08-Fev-2022. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.%y.53954.

Este artigo defende a transcriação curricular como um movimento de pensamento gerativo ao afirmar uma poética didática, que envolve Corpo-Espírito-Mundo. Mostra que a Aula é uma atividade estética, política e filosófica, cujos vestígios de leitura e escrita (escrileitura) promovem a reinvenção empírica de arquivos, que passam a ser traduzidos, atualizados e transcriados, tornando-se uma potência de criação no campo da educação. Conclui que os procedimentos tradutórios postos a funcionar no espaço-aula — através do Método Espiritográfico —, possibilitam a efetivação de um sonho didático e de uma poesia curricular, para criar uma escrita aventureira que transforma o conhecimento em invenção, tecendo novas costuras poéticas que ornam de diferenças as práticas docentes.

Palavras-chave : aula; arquivo; currículo; didática; docência.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )