SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue63VESTIGES OF A CLASS: didactic poetics and curriculum transcreationTHE CLASS: from the worship of the new to the complexity of the contemporary author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Teias

Print version ISSN 1518-5370On-line version ISSN 1982-0305

Abstract

COSTA, Cristiano Bedin da  and  MUNHOZ, Angélica Vier. A AULA COMO GESTO: um princípio para a docência. Revista Teias [online]. 2020, vol.21, n.63, pp.191-205.  Epub Feb 08, 2022. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.%y.53637.

O artigo defende um princípio comum para a formação docente, caracterizado por uma lógica relacional que articula as diferentes personagens da cena didática. Três modos de existência da aula são propostos, para assim definir o que se denomina espaço potencial, entendido como a dimensão criadora que envolve virtualmente a relação pedagógica. Nomes como Walter Benjamin, Paul Valéry, Andy Warhol, Giorgio Agamben, Vilém Flusser e Roland Barthes são mobilizados a fim de teorizar o gesto como gênero de ação vinculado à abertura de um espaço onde o não-previsto ganha corpo. As discussões encaminham-se para a defesa da aula como um lugar em suspenso, no qual a docência é relacionada ao trabalho de sustentação de uma experiência singular de tempo e espaço.

Keywords : gesto; docência; aula.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )