SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número63VESTÍGIOS DE AULA: poética didática e transcriação curricularA AULA: do culto ao novo à complexidade do contemporâneo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Teias

versão impressa ISSN 1518-5370versão On-line ISSN 1982-0305

Resumo

COSTA, Cristiano Bedin da  e  MUNHOZ, Angélica Vier. A AULA COMO GESTO: um princípio para a docência. Revista Teias [online]. 2020, vol.21, n.63, pp.191-205.  Epub 08-Fev-2022. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.%y.53637.

O artigo defende um princípio comum para a formação docente, caracterizado por uma lógica relacional que articula as diferentes personagens da cena didática. Três modos de existência da aula são propostos, para assim definir o que se denomina espaço potencial, entendido como a dimensão criadora que envolve virtualmente a relação pedagógica. Nomes como Walter Benjamin, Paul Valéry, Andy Warhol, Giorgio Agamben, Vilém Flusser e Roland Barthes são mobilizados a fim de teorizar o gesto como gênero de ação vinculado à abertura de um espaço onde o não-previsto ganha corpo. As discussões encaminham-se para a defesa da aula como um lugar em suspenso, no qual a docência é relacionada ao trabalho de sustentação de uma experiência singular de tempo e espaço.

Palavras-chave : gesto; docência; aula.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )