SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número63A AULA: do culto ao novo à complexidade do contemporâneoAULA-EXPERIMENTAÇÃO COM DANÇA: demanda de um currículo-dançante índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Teias

versão impressa ISSN 1518-5370versão On-line ISSN 1982-0305

Resumo

MATOS, Sônia Regina da Luz  e  SCHULER, Betina. ARQUEO-MONTAGEM DA AULA. Revista Teias [online]. 2020, vol.21, n.63, pp.220-233.  Epub 08-Fev-2022. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.%y.3936.

Neste artigo ensaiado, opta-se por operar com uma arqueo-montagem, como que perguntando pelo arquivo tratando-se da aula no presente. A partir disso, buscamos alguns funcionamentos da aula neste contemporâneo de ataque a escolas e professores, de super aceleração e utilitarismo pragmático e, ainda, atravessado pela pandemia do novo Coronavírus. Com esses sintomas, artistamos algumas possibilidades de aula como que fazendo uma montagem entre a educação, o cinema, a fotografia e a filosofia para criarmos outras composições possíveis da aula no presente. Para tanto, convidamos algumas companhias, tais como Deligny (1913-1996) e Sêneca (65 d.C), para pensarmos o nosso presente.

Palavras-chave : arquivo; aula; educação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )