SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número63ARQUEO-MONTAJE DEL AULAOBRA-CLASE: práctica y poética de lo banal de un artistagem docente índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Teias

versión impresa ISSN 1518-5370versión On-line ISSN 1982-0305

Resumen

CHAR, Carla  y  PARAISO, Marlucy Alves. AULA-EXPERIMENTAÇÃO COM DANÇA: demanda de um currículo-dançante. Revista Teias [online]. 2020, vol.21, n.63, pp.243-247.  Epub 08-Feb-2022. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.%y.53926.

O artigo trata dos desafios e potencialidades da criação de uma aula-experimentação com dança, para explorar os movimentos de um cumculo-dançante que demandou uma conexão entre currículo, dança e desejo. Resulta de uma pesquisa experimentação em turmas do 8º e 9º anos do ensino fundamental de uma escola pública de Belo Horizonte, por meio de interrupções em disciplinas, usando as brechas, os intervalos entre aulas e outras oportunidades. Defende que aprender com sentido se dá no corpo em movimento e que passa por uma poética das artes do corpo entrelaçadas às palavras. Ainda, argumenta que a aula-experimentação com dança desencadeou devires, tornando possível uma aula desejante em um currículo. Após traduzir essa criação, conclui que os corpos/estudantes carregam a expressão de um desejo por viver a escola de outro modo, por meio do que compõe e transpassa um currículo-dançante. Dançam corpos e palavras.

Palabras clave : currículo; dança; aula-experimentação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )