Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Revista Teias
versão impressa ISSN 1518-5370versão On-line ISSN 1982-0305
Resumo
CHAR, Carla e PARAISO, Marlucy Alves. AULA-EXPERIMENTAÇÃO COM DANÇA: demanda de um currículo-dançante. Revista Teias [online]. 2020, vol.21, n.63, pp.243-247. Epub 08-Fev-2022. ISSN 1982-0305. https://doi.org/10.12957/teias.%y.53926.
O artigo trata dos desafios e potencialidades da criação de uma aula-experimentação com dança, para explorar os movimentos de um cumculo-dançante que demandou uma conexão entre currículo, dança e desejo. Resulta de uma pesquisa experimentação em turmas do 8º e 9º anos do ensino fundamental de uma escola pública de Belo Horizonte, por meio de interrupções em disciplinas, usando as brechas, os intervalos entre aulas e outras oportunidades. Defende que aprender com sentido se dá no corpo em movimento e que passa por uma poética das artes do corpo entrelaçadas às palavras. Ainda, argumenta que a aula-experimentação com dança desencadeou devires, tornando possível uma aula desejante em um currículo. Após traduzir essa criação, conclui que os corpos/estudantes carregam a expressão de um desejo por viver a escola de outro modo, por meio do que compõe e transpassa um currículo-dançante. Dançam corpos e palavras.
Palavras-chave : currículo; dança; aula-experimentação.