SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue63EXPERIMENTATION CLASS WITH DANCE: demand for a dancing curriculumTRANSGRESSIVE APPROPRIATION AND MULTIMODALITY IN ACADEMIC RESEARCH: proposals of writereading author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Teias

Print version ISSN 1518-5370On-line version ISSN 1982-0305

Abstract

RODEGHIERO, Thiago Heinemann  and  RODRIGUES, Carla Gonçalves. OBRA-AULA: prática e poética do banal de uma artistagem docente. Revista Teias [online]. 2020, vol.21, n.63, pp.248-264.  Epub Feb 08, 2022. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.%y.53650.

Este artigo trata da contribuição que a arte contemporânea vem a oferecer à prática docente e é justificado pela relevância de pensar a criação de uma aula que não dependa de modelos. Objetiva evidenciar a poética artística do pesquisador e sua relação com a artistagem docente de Corazza. Mostrando os encontros e experimentações entre arte e filosofía, vaza na educação. Desenha-se num plano de consistência nas margens filosóficas, artísticas e educacionais. Nas Filosofías da Diferença de Deleuze e Guattari, encontra vetores que colocam os significados hegemônicos a se transformar. Partindo desse esboço, constrói um agenciamento que mostra desterritorializações entre as relações estabelecidas. Busca referências na produção do fazer junto de Kaprow, nas sensações de Malevich e na zona invisivel de Duchamp, uma orientação para modular com a prática artística do pesquisador. Logo, desenha-se num método que se monta fazendo. Um passarinhar à maneira de uma cartografía que voa por um território, encontrando forças.

Keywords : educação; arte; filosofías da diferença; cartografía; artistagem.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )