SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número63AULA-EXPERIMENTAÇÃO COM DANÇA: demanda de um currículo-dançanteAPROPRIAÇÃO TRANSGRESSIVA E MULTIMODALIDADE NA PESQUISA ACADÊMICA: propostas de escrileitura índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Teias

versão impressa ISSN 1518-5370versão On-line ISSN 1982-0305

Resumo

RODEGHIERO, Thiago Heinemann  e  RODRIGUES, Carla Gonçalves. OBRA-AULA: prática e poética do banal de uma artistagem docente. Revista Teias [online]. 2020, vol.21, n.63, pp.248-264.  Epub 08-Fev-2022. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.%y.53650.

Este artigo trata da contribuição que a arte contemporânea vem a oferecer à prática docente e é justificado pela relevância de pensar a criação de uma aula que não dependa de modelos. Objetiva evidenciar a poética artística do pesquisador e sua relação com a artistagem docente de Corazza. Mostrando os encontros e experimentações entre arte e filosofía, vaza na educação. Desenha-se num plano de consistência nas margens filosóficas, artísticas e educacionais. Nas Filosofías da Diferença de Deleuze e Guattari, encontra vetores que colocam os significados hegemônicos a se transformar. Partindo desse esboço, constrói um agenciamento que mostra desterritorializações entre as relações estabelecidas. Busca referências na produção do fazer junto de Kaprow, nas sensações de Malevich e na zona invisivel de Duchamp, uma orientação para modular com a prática artística do pesquisador. Logo, desenha-se num método que se monta fazendo. Um passarinhar à maneira de uma cartografía que voa por um território, encontrando forças.

Palavras-chave : educação; arte; filosofías da diferença; cartografía; artistagem.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )