SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue63TRANSGRESSIVE APPROPRIATION AND MULTIMODALITY IN ACADEMIC RESEARCH: proposals of writereadingCLUES TO A DRAMATIC METHOD OF FILM PEDAGOGY: cinema, spectatoriality and education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Teias

Print version ISSN 1518-5370On-line version ISSN 1982-0305

Abstract

BIATO, Emília Carvalho Leitão  and  NODARI, Karen Elisabete Rosa. LER, ESCREVER, PESQUISAR: uma metodosofia. Revista Teias [online]. 2020, vol.21, n.63, pp.282-296.  Epub Feb 08, 2022. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.%y.53881.

Os pesquisadores da Rede Escrileituras, ao criarem procedimentos inventivos de escritura em espaços autorais de aula, propuseram diferentes métodos de investigação para a tomada dos textos produzidos, movimento que os levou à acolhida do acontecimento, do imprevisível. Este estudo busca identificar as possibilidades investigativas de processos inventivos com a escrita, a partir da retomada de teses e dissertações produzidas no contexto da Rede Escrileituras no período de 2010 a 2018, de modo a ter uma visão de estado de conhecimento acerca dos percursos de pesquisa propostos. Nota-se, nos trabalhos estudados, que há uma disseminação dos sentidos das situações observadas por uma via de experimentações que unem a leitura, a escritura, a didática, o currículo e a formação de pesquisadores-professores e, em consequência, uma multiplicidade de modos na tomada da vida grafada nos espaços de aula.

Keywords : método; escrileituras; aula; transcriação.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )