SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número63APROPIACIÓN TRANSGRESIVA Y MULTIMODALIDAD EN LA INVESTIGACIÓN ACADÉMICA: propuestas de escrilecturaPISTAS PARA UN MÉTODO DRAMÁTICO DE PEDAGOGÍA DEL CINE: cine, espectatorialidad y educación índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Teias

versión impresa ISSN 1518-5370versión On-line ISSN 1982-0305

Resumen

BIATO, Emília Carvalho Leitão  y  NODARI, Karen Elisabete Rosa. LER, ESCREVER, PESQUISAR: uma metodosofia. Revista Teias [online]. 2020, vol.21, n.63, pp.282-296.  Epub 08-Feb-2022. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.%y.53881.

Os pesquisadores da Rede Escrileituras, ao criarem procedimentos inventivos de escritura em espaços autorais de aula, propuseram diferentes métodos de investigação para a tomada dos textos produzidos, movimento que os levou à acolhida do acontecimento, do imprevisível. Este estudo busca identificar as possibilidades investigativas de processos inventivos com a escrita, a partir da retomada de teses e dissertações produzidas no contexto da Rede Escrileituras no período de 2010 a 2018, de modo a ter uma visão de estado de conhecimento acerca dos percursos de pesquisa propostos. Nota-se, nos trabalhos estudados, que há uma disseminação dos sentidos das situações observadas por uma via de experimentações que unem a leitura, a escritura, a didática, o currículo e a formação de pesquisadores-professores e, em consequência, uma multiplicidade de modos na tomada da vida grafada nos espaços de aula.

Palabras clave : método; escrileituras; aula; transcriação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )