SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número63LER, ESCREVER, PESQUISAR: uma metodosofiaBRICOLAGENS ARTÍSTICAS: contradições e (in)conformidades na arte e na educação carioca índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Teias

versão impressa ISSN 1518-5370versão On-line ISSN 1982-0305

Resumo

ALVES, Álvaro Renan José de Brito. PISTAS PARA UM MÉTODO DRAMÁTICO DE PEDAGOGIA DO CINEMA: cinema, espectatorialidade e educação. Revista Teias [online]. 2020, vol.21, n.63, pp.297-308.  Epub 08-Fev-2022. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.%y.53741.

Inspirado na proposta de um método dramático da educação, de Corazza (2013, 2017), acreditamos ser possível acioná-lo a fim de compreender as potências de formação e transformação das subjetividades na educação a partir de algumas pistas: a potência agenciadora de alteridades e diferenças do cinema; a condição criativa do espectador como intérprete e dramaturgo da própria experiência; a experimentação dos dispositivos e das ferramentas de cinema no sentido de criação de um mundo comum (o caráter cosmopoético e cosmotecnológico do cinema); uma pedagogia do cinema fundada no princípio da montagem; por fim, o potencial de produção de experiências desarticuladoras das formas tradicionais da educação, bem como da formação de subjetividades. O texto tem caráter ensaístico, sugerindo hipóteses e (des)caminhos possíveis para o uso do cinema nos espaços educativos.

Palavras-chave : cinema e educação; método da dramatização; cosmopoética e cosmopolítica; políticas do comum.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )