SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número63PISTAS PARA UN MÉTODO DRAMÁTICO DE PEDAGOGÍA DEL CINE: cine, espectatorialidad y educaciónLA POÉTICA DEL ARCHIVO: didáctica de la inanidad entre arte y naturaleza índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Teias

versión impresa ISSN 1518-5370versión On-line ISSN 1982-0305

Resumen

OLIVEIRA, Renata Rocha de  y  LOBO, Thamy. BRICOLAGENS ARTÍSTICAS: contradições e (in)conformidades na arte e na educação carioca. Revista Teias [online]. 2020, vol.21, n.63, pp.309-323.  Epub 08-Feb-2022. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.%y.53715.

O artigo narra as possibilidades criadas com a exposição Pardo é papel de Maxwell Alexandre e os conhecimentossignificações que permeiam as obras bem como os cotidianos da cidade do Rio de Janeiro, criando um espaço de vida e de mobilização social, possibilitados pelas artes visuais, como modo outro de educação. Populações estigmatizadas ganham espaço e corpo, na referência às personalidades que subverteram os lugares aos quais foram designados na história contada, reescrevendo-as em interlocução com o momento presente, em espaços hegemônicos, como o dos museus. O trabalho docente se reinventa e se desloca no encontro de professores e estudantes com as obras de arte, em um movimento educativo, político e estético de resistência e criação cotidiana.

Palabras clave : cotidianos; currículos; redes educativas.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )