Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Revista Teias
versão impressa ISSN 1518-5370versão On-line ISSN 1982-0305
Resumo
OLIVEIRA, Renata Rocha de e LOBO, Thamy. BRICOLAGENS ARTÍSTICAS: contradições e (in)conformidades na arte e na educação carioca. Revista Teias [online]. 2020, vol.21, n.63, pp.309-323. Epub 08-Fev-2022. ISSN 1982-0305. https://doi.org/10.12957/teias.%y.53715.
O artigo narra as possibilidades criadas com a exposição Pardo é papel de Maxwell Alexandre e os conhecimentossignificações que permeiam as obras bem como os cotidianos da cidade do Rio de Janeiro, criando um espaço de vida e de mobilização social, possibilitados pelas artes visuais, como modo outro de educação. Populações estigmatizadas ganham espaço e corpo, na referência às personalidades que subverteram os lugares aos quais foram designados na história contada, reescrevendo-as em interlocução com o momento presente, em espaços hegemônicos, como o dos museus. O trabalho docente se reinventa e se desloca no encontro de professores e estudantes com as obras de arte, em um movimento educativo, político e estético de resistência e criação cotidiana.
Palavras-chave : cotidianos; currículos; redes educativas.