SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número63PISTAS PARA UM MÉTODO DRAMÁTICO DE PEDAGOGIA DO CINEMA: cinema, espectatorialidade e educaçãoPOÉTICA DO ARQUIVAR: didáticas dos despropósitos entre a arte e a natureza índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Teias

versão impressa ISSN 1518-5370versão On-line ISSN 1982-0305

Resumo

OLIVEIRA, Renata Rocha de  e  LOBO, Thamy. BRICOLAGENS ARTÍSTICAS: contradições e (in)conformidades na arte e na educação carioca. Revista Teias [online]. 2020, vol.21, n.63, pp.309-323.  Epub 08-Fev-2022. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.%y.53715.

O artigo narra as possibilidades criadas com a exposição Pardo é papel de Maxwell Alexandre e os conhecimentossignificações que permeiam as obras bem como os cotidianos da cidade do Rio de Janeiro, criando um espaço de vida e de mobilização social, possibilitados pelas artes visuais, como modo outro de educação. Populações estigmatizadas ganham espaço e corpo, na referência às personalidades que subverteram os lugares aos quais foram designados na história contada, reescrevendo-as em interlocução com o momento presente, em espaços hegemônicos, como o dos museus. O trabalho docente se reinventa e se desloca no encontro de professores e estudantes com as obras de arte, em um movimento educativo, político e estético de resistência e criação cotidiana.

Palavras-chave : cotidianos; currículos; redes educativas.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )