SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número63BRICOLAGENS ARTÍSTICAS: contradições e (in)conformidades na arte e na educação cariocaAS DOBRAS PRODUZIDAS COM AS FABULOINVENÇÕES DAS CRIANÇAS NAS AULAS-ACONTECIMENTOS índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Teias

versão impressa ISSN 1518-5370versão On-line ISSN 1982-0305

Resumo

SILVA, Antonio Almeida da  e  AMORIM, Antonio Carlos Rodrigues de. POÉTICA DO ARQUIVAR: didáticas dos despropósitos entre a arte e a natureza. Revista Teias [online]. 2020, vol.21, n.63, pp.324-339.  Epub 08-Fev-2022. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.%y.53646.

A poética do arquivar busca apresentar outras possibilidades, sentidos e práticas educativas sobre o conceito de arquivo; assim, a escrita deste artigo vai abordando como a prática de arquivar instaura uma poética com o fazer artístico contemporâneo. Como pensar o conceito de arquivo em torno da arte contemporânea e expandir as possibilidades educativas e curriculares? Apresentamos a figura do professor como um colecionador dos despropósitos que inventa um jeito particular de criar um arquivo. Partimos da ideia de alguns pensadores pós-estruturalistas, desde a literatura à filosofía, para pensar em outras práticas através do conceito de arquivo. Entendemos que a prática de arquivar reinventa novos espaços didáticos a partir das relações entre as imagens, servindo como uma membrana de conexão, criando zonas interfronteiriças de experimentação curricular por meio das imagens, natureza e a arte.

Palavras-chave : arquivo; arte; currículo; ensino de biologia.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )