SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número63POÉTICA DO ARQUIVAR: didáticas dos despropósitos entre a arte e a naturezaMONODOCÊNCIA EM ANGOLA: entre tensões e controvérsias no ensino primário índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Teias

versão impressa ISSN 1518-5370versão On-line ISSN 1982-0305

Resumo

GONCALVES, Camilla Borini Vazzoler  e  DELBONI, Tânia Mara Zanotti Guerra Frizzera. AS DOBRAS PRODUZIDAS COM AS FABULOINVENÇÕES DAS CRIANÇAS NAS AULAS-ACONTECIMENTOS. Revista Teias [online]. 2020, vol.21, n.63, pp.340-354.  Epub 08-Fev-2022. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.%y.53810.

Este artigo objetiva discutir as dobras criadas pelas crianças nas aulas-acontecimentos, cujas docências, currículos e didática sofrem ações de desterritorialização. Problematiza os processos de criação e fabulação das crianças que, na imanência do pensamento e nas afecções com os signos, produzem caminhos diferenciais de ensinoaprendizagem, mesmo diante das tentativas de confinamentos de seus corpos e pensamentos. Metodologicamente, utiliza a cartografia para entrar em relação com as fabulações curriculares das crianças em um centro municipal de educação infantil. Dialoga com Deleuze, Guattari, Corazza, Carvalho e Rolnik sobre caminhos possíveis para produzir currículos, docências e didática diferenciais na educação. Defende a ideia de criação como aposta na produção de currículos e aulas-acontecimentos que caminham ao encontro das fabuloinvenções das crianças.

Palavras-chave : currículos; docências; fabuloinvenções; aulas-acontecimento.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )