SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número63MONODOCÊNCIA EM ANGOLA: entre tensões e controvérsias no ensino primárioLEARNING BY DOING E COMPLEXIDADE: um diálogo entre a teoria e a prática índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Teias

versão impressa ISSN 1518-5370versão On-line ISSN 1982-0305

Resumo

SORATTO, Marinês  e  NASCIMENTO, Adir Casaro. IMPLEMENTAÇÃO DA LEI N. 11.645/2008: uma experiência na formação de professores. Revista Teias [online]. 2020, vol.21, n.63, pp.369-382.  Epub 08-Fev-2022. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.%y.51198.

Este estudo tem como objetivo fazer uma reflexão sobre a implementação da Lei n. 11.645/2008 nas instituições de ensino de Campo Grande, Mato Grosso do Sul (MS), por meio de experiência nas formações de professores da educação básica, em específico sobre os conteúdos voltados para o ensino da história e da cultura indígena. Para isso, servimo-nos das reflexões realizadas nas formações de professores, na qual as angústias, certezas e incertezas, conceitos e pré-conceitos, conhecimentos e o não conhecimento, relatados pelos professores, têm nos permitido desprender das narrativas ocidentais e buscar modos outros de ensinar e aprender. No que diz respeito à temática, observa-se a falta de conhecimento sobre esses povos, suas histórias e suas diferenças sociais, culturais e linguísticas, generalizando todos os povos a um único povo. As narrativas curriculares e históricas que, por séculos, ocultaram os povos indígenas da história do Brasil, valorizando apenas os conhecimentos eurocêntricos, contados a partir da colonização, ainda permanecem no imaginário social e cultural da população brasileira. Neste sentido, o desafio está em deslocar-se para outros contextos, os quais estão presentes no cotidiano escolar e fazer o diálogo no encontro com diferentes sujeitos, sem anular suas diferenças e suas histórias, evidenciando que outros saberes e outros fazeres são possíveis.

Palavras-chave : Lei n. 11.645/2008; formação de professores; culturas e histórias indígenas.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )