SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue63LAW N. 11.645/2008 IMPLEMENTATION: an experience on teachers’ formationEDUCATION IN HUMAN RIGHTS IN THE CURRICULUM OF LAW COURSES IN THE STATE OF ALAGOAS: a case study in a case to be re-thought author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Teias

Print version ISSN 1518-5370On-line version ISSN 1982-0305

Abstract

CORREA JUNIOR, Roque; VOSGERAU, Dilmeire Sant’Anna Ramos  and  MARTINS, Pura Lúcia Oliver. LEARNING BY DOING E COMPLEXIDADE: um diálogo entre a teoria e a prática. Revista Teias [online]. 2020, vol.21, n.63, pp.383-391.  Epub Feb 08, 2022. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.%y.47184.

Este diálogo é um excerto de uma pesquisa em desenvolvimento sobre a formação de professores em educação musical apoiada pelas tecnologias digitais. O interesse em aproximar as duas teorias surgiu do referencial teórico usado no desenvolvimento do projeto de mestrado do autor (Roger Schank) e do referencial teórico proposto para uma matéria da grade curricular do mestrado em educação da PUC-Paraná (Edgar Morin). Tem como objetivo criar um diálogo entre o Learning by Doing, de Roger Schank, com os princípios da complexidade de Edgar Morin, indicando quais são os pontos semelhantes nas duas teorias. Além disso, buscou-se compreender como essas teorias contemporâneas abordam do conhecimento e a forma como o sujeito do conhecimento é visto.

Keywords : complexidade; learning by doing; aprendizagem; teoria e prática.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )