SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número63IMPLEMENTACIÓN DE LA LEY N. 11.645 / 2008: una experiencia en la formación de profesoresEDUCACIÓN EN DERECHOS HUMANOS EN EL CURRÍCULO DE LOS CURSOS DE DERECHO EN EL ESTADO DE ALAGOAS: un caso de estudio en un caso que hay que repensar índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Teias

versión impresa ISSN 1518-5370versión On-line ISSN 1982-0305

Resumen

CORREA JUNIOR, Roque; VOSGERAU, Dilmeire Sant’Anna Ramos  y  MARTINS, Pura Lúcia Oliver. LEARNING BY DOING E COMPLEXIDADE: um diálogo entre a teoria e a prática. Revista Teias [online]. 2020, vol.21, n.63, pp.383-391.  Epub 08-Feb-2022. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.%y.47184.

Este diálogo é um excerto de uma pesquisa em desenvolvimento sobre a formação de professores em educação musical apoiada pelas tecnologias digitais. O interesse em aproximar as duas teorias surgiu do referencial teórico usado no desenvolvimento do projeto de mestrado do autor (Roger Schank) e do referencial teórico proposto para uma matéria da grade curricular do mestrado em educação da PUC-Paraná (Edgar Morin). Tem como objetivo criar um diálogo entre o Learning by Doing, de Roger Schank, com os princípios da complexidade de Edgar Morin, indicando quais são os pontos semelhantes nas duas teorias. Além disso, buscou-se compreender como essas teorias contemporâneas abordam do conhecimento e a forma como o sujeito do conhecimento é visto.

Palabras clave : complexidade; learning by doing; aprendizagem; teoria e prática.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )