SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número63IMPLEMENTAÇÃO DA LEI N. 11.645/2008: uma experiência na formação de professoresA EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS NOS CURRÍCULOS DOS CURSOS DE DIREITO NO ESTADO DE ALAGOAS: um estudo de caso em um caso a ser repensado índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Teias

versão impressa ISSN 1518-5370versão On-line ISSN 1982-0305

Resumo

CORREA JUNIOR, Roque; VOSGERAU, Dilmeire Sant’Anna Ramos  e  MARTINS, Pura Lúcia Oliver. LEARNING BY DOING E COMPLEXIDADE: um diálogo entre a teoria e a prática. Revista Teias [online]. 2020, vol.21, n.63, pp.383-391.  Epub 08-Fev-2022. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.%y.47184.

Este diálogo é um excerto de uma pesquisa em desenvolvimento sobre a formação de professores em educação musical apoiada pelas tecnologias digitais. O interesse em aproximar as duas teorias surgiu do referencial teórico usado no desenvolvimento do projeto de mestrado do autor (Roger Schank) e do referencial teórico proposto para uma matéria da grade curricular do mestrado em educação da PUC-Paraná (Edgar Morin). Tem como objetivo criar um diálogo entre o Learning by Doing, de Roger Schank, com os princípios da complexidade de Edgar Morin, indicando quais são os pontos semelhantes nas duas teorias. Além disso, buscou-se compreender como essas teorias contemporâneas abordam do conhecimento e a forma como o sujeito do conhecimento é visto.

Palavras-chave : complexidade; learning by doing; aprendizagem; teoria e prática.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )