SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número63LEARNING BY DOING E COMPLEXIDADE: um diálogo entre a teoria e a práticaMETODOLOGIAS CRIATIVAS NO PROCESSO DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO BÁSICA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Teias

versão impressa ISSN 1518-5370versão On-line ISSN 1982-0305

Resumo

PALMEIRA, Lana Lisiêr de Lima; PRADO, Edna Cristina do  e  CORDEIRO, Carla Priscilla Barbosa Santos. A EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS NOS CURRÍCULOS DOS CURSOS DE DIREITO NO ESTADO DE ALAGOAS: um estudo de caso em um caso a ser repensado. Revista Teias [online]. 2020, vol.21, n.63, pp.392-409.  Epub 08-Fev-2022. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.%y.49496.

O presente trabalho busca investigar a formação propagada pelos cursos de Direito do estado de Alagoas, objetivando avaliar se atendem aos postulados da educação em direitos humanos, prevista nas políticas públicas nacionais sobre a temática. Partindo-se do pressuposto de que ainda prepondera o dogmatismo e o olhar legalista na formação dos futuros bacharéis, deixando em segundo plano a formação humanística, adotou-se como opção teórico-metodológica a abordagem de natureza qualitativa, com ênfase na revisão de literatura e na análise dos 18 currículos dos cursos de Direito ofertados em Alagoas. Assim, foi realizada uma pesquisa do tipo bibliográfica e documental. Para a análise dos dados, utilizou-se a Análise de Conteúdo de Bardin, elegendo como categorias a presença da disciplina direitos humanos nos currículos dos cursos de Direito e a proporção das disciplinas de formação humanística em relação às técnico-jurídicas. O referencial teórico está pautado em autores como Tardif, Apple, Giroux, Tomaz Tadeu, Barbosa, entre outros.

Palavras-chave : educação em Direitos Humanos; cursos jurídicos; currículos; Alagoas.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )