SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue63EDUCATION IN HUMAN RIGHTS IN THE CURRICULUM OF LAW COURSES IN THE STATE OF ALAGOAS: a case study in a case to be re-thoughtCULTURE AND CURRICULUM MURA: an articulating link in the implementation of the indigenous school São Félix- Autazes/AM author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Teias

Print version ISSN 1518-5370On-line version ISSN 1982-0305

Abstract

SANTOS, Bettina Steren dos; SPAGNOLO, Carla  and  BUCKER, Caroline. METODOLOGIAS CRIATIVAS NO PROCESSO DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO BÁSICA. Revista Teias [online]. 2020, vol.21, n.63, pp.410-424.  Epub Feb 08, 2022. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.%y.50873.

Durante muito tempo, a intenção da educação escolar esteve fortemente vinculada com a reprodução de modelos de mundo existentes. Com o surgimento das tecnologias da informação e comunicação, as mudanças culturais e sociais ficaram mais evidentes, exigindo das instituições de ensino mais mobilização para repensar sua postura diante das necessidades contemporâneas. O objetivo desse artigo é compreender a aplicabilidade das metodologias criativas através do Design Thinking, nos processos de ensino e aprendizagem na educação escolar básica. O estudo, de abordagem qualitativa, com suporte da técnica de observação participativa, baseia-se em relatos de uma experiência de que envolveu estudantes, professores, pais e gestores de uma escola privada do Rio Grande do Sul, Brasil, em seis oficinas de Design Thinking. Os resultados apontam para o desenvolvimento da colaboração e criatividade entre os participantes e o planejamento de novas ações para qualificar os processos de ensino e aprendizagem e as relações entre as pessoas que fazem parte do ambiente escolar.

Keywords : aprendizagem; metodologias criativas; colaboração.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )