SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número63METODOLOGIAS CRIATIVAS NO PROCESSO DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO BÁSICATECNOLOGIAS DIGITAIS NO FAZER PEDAGÓGICO DOS PROFESSORES: opção ou imposição? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Teias

versão impressa ISSN 1518-5370versão On-line ISSN 1982-0305

Resumo

VALLE NETO, Jaspe. CULTURA E CURRÍCULO MURA: enlace articulador na implementação da escola indígena de São Félix-Autazes/AM. Revista Teias [online]. 2020, vol.21, n.63, pp.425-438.  Epub 08-Fev-2022. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.%y.50972.

A abordagem sobre Educação Escolar Mura não pode ser realizada sem antes relacioná-la à concepção e compreensão do conceito de cultura, requerendo essa explicação como prioridade aos processos do planejamento pedagógico e à organização e elaboração da proposta curricular da escola indígena. O objetivo principal do texto foi analisar de que modo o currículo produzido na Escola Municipal Indígena Dr. Jacobina, localizada na aldeia São Félix-Autazes/Amazonas (AM) se articula com os elementos da cultura do povo Mura. Metodologicamente o texto fundamenta-se na pesquisa qualitativa e procurou seguir as orientações previstas no método hermenêutico-dialético. Os resultados apontam que o currículo que orienta as práticas pedagógicas nesta escola fortalece a identidade e cultura desse povo, pois articula formas de viver/conviver e concebe a escola indígena como palco que viabiliza o trabalho educacional relacionando aldeia/povo/cultura/vida.

Palavras-chave : educação escolar mura; currículo mura; cultura; práticas pedagógicas.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )