SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue63DIGITAL TECHNOLOGY IN THE TEACHERS’ PEDAGOGICAL ACTION: option or imposition?WOMEN IN STRUGGLE the educational dimensions of political engagement author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Teias

Print version ISSN 1518-5370On-line version ISSN 1982-0305

Abstract

CIPRIANI, Flávia Marcele; MOREIRA, Antonio Flavio Barbosa  and  CORREA, Cintia Chung Marques. POLÍTICAS, CURRÍCULO E PRÁTICAS DOCENTES: os impactos postos pela Covid-19 no contexto escolar. Revista Teias [online]. 2020, vol.21, n.63, pp.452-465.  Epub Feb 08, 2022. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.%y.53310.

O artigo focaliza a reflexão e análise de mudanças e permanências, mediante os impactos no contexto escolar, ocasionados pela Covid-19. As políticas educacionais, o currículo e a avaliação foram abordados no estudo, que contou com a participação de 209 professores da educação básica, na cidade de Juiz de Fora, Minas Gerais. O questionário online foi utilizado como técnica de coleta de dados. O objetivo da pesquisa foi valorizar as percepções e práticas docentes para verificar possíveis (des)continuidades no atípico ano letivo. A análise estatística descritiva e a análise de conteúdo proposta por Bardin (2011) corroboraram os resultados, que ressaltaram a importância de escutar os docentes e da análise das políticas curriculares para além das questões que envolvem os processos de produção, de seleção e de reprodução do conhecimento na educação brasileira, marcada por acentuadas desigualdades.

Keywords : políticas educacionais; currículo; educação básica; docentes; Covid-19.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )