SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número63TECNOLOGÍAS DIGITALES EN LA PRÁCTICA PEDAGÓGICA DE LOS DOCENTES: ¿opción o imposición?MUJERES EN LUCHA: las dimensiones educativas del compromiso político índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Teias

versión impresa ISSN 1518-5370versión On-line ISSN 1982-0305

Resumen

CIPRIANI, Flávia Marcele; MOREIRA, Antonio Flavio Barbosa  y  CORREA, Cintia Chung Marques. POLÍTICAS, CURRÍCULO E PRÁTICAS DOCENTES: os impactos postos pela Covid-19 no contexto escolar. Revista Teias [online]. 2020, vol.21, n.63, pp.452-465.  Epub 08-Feb-2022. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.%y.53310.

O artigo focaliza a reflexão e análise de mudanças e permanências, mediante os impactos no contexto escolar, ocasionados pela Covid-19. As políticas educacionais, o currículo e a avaliação foram abordados no estudo, que contou com a participação de 209 professores da educação básica, na cidade de Juiz de Fora, Minas Gerais. O questionário online foi utilizado como técnica de coleta de dados. O objetivo da pesquisa foi valorizar as percepções e práticas docentes para verificar possíveis (des)continuidades no atípico ano letivo. A análise estatística descritiva e a análise de conteúdo proposta por Bardin (2011) corroboraram os resultados, que ressaltaram a importância de escutar os docentes e da análise das políticas curriculares para além das questões que envolvem os processos de produção, de seleção e de reprodução do conhecimento na educação brasileira, marcada por acentuadas desigualdades.

Palabras clave : políticas educacionais; currículo; educação básica; docentes; Covid-19.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )