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Revista Teias

versão impressa ISSN 1518-5370versão On-line ISSN 1982-0305

Resumo

CIPRIANI, Flávia Marcele; MOREIRA, Antonio Flavio Barbosa  e  CORREA, Cintia Chung Marques. POLÍTICAS, CURRÍCULO E PRÁTICAS DOCENTES: os impactos postos pela Covid-19 no contexto escolar. Revista Teias [online]. 2020, vol.21, n.63, pp.452-465.  Epub 08-Fev-2022. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.%y.53310.

O artigo focaliza a reflexão e análise de mudanças e permanências, mediante os impactos no contexto escolar, ocasionados pela Covid-19. As políticas educacionais, o currículo e a avaliação foram abordados no estudo, que contou com a participação de 209 professores da educação básica, na cidade de Juiz de Fora, Minas Gerais. O questionário online foi utilizado como técnica de coleta de dados. O objetivo da pesquisa foi valorizar as percepções e práticas docentes para verificar possíveis (des)continuidades no atípico ano letivo. A análise estatística descritiva e a análise de conteúdo proposta por Bardin (2011) corroboraram os resultados, que ressaltaram a importância de escutar os docentes e da análise das políticas curriculares para além das questões que envolvem os processos de produção, de seleção e de reprodução do conhecimento na educação brasileira, marcada por acentuadas desigualdades.

Palavras-chave : políticas educacionais; currículo; educação básica; docentes; Covid-19.

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