SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue63TEACHING POLICIES, CURRÍCULUM AND PRACTICES: the impacts posed by Covid-19 in the school contextFLIPPED LEARNING AT THE UNIVERSITY: guide for using reverse learning in higher education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Teias

Print version ISSN 1518-5370On-line version ISSN 1982-0305

Abstract

CARVALHO-SILVA, Hamilton Harley de  and  TOMIZAKI, Kimi. MULHERES EM LUTA: a dimensão educativa do engajamento político. Revista Teias [online]. 2020, vol.21, n.63, pp.466-473.  Epub Feb 08, 2022. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.%y.56242.

O objetivo desse artigo é discutir os sentidos do engajamento de mulheres pobres na luta pelo acesso à moradia digna, tendo em vista colocar em evidência as dimensões educativas inerentes à militância política, que se materializam em processos de ressocialização e socialização política provocados pela própria dinâmica dos movimentos políticos e que conduzem à ressignificação, por parte dessas militantes, do seu modo de conceber o mundo e seu lugar nele. Para realizar tal discussão, de caráter teórico e metodológico, nos apoiaremos nos resultados de uma pesquisa de doutoramento sobre a militância de mulheres no Movimento dos Trabalhadores Sem-teto (MTST) na Região Metropolitana de São Paulo (RMSP), que lançou mão de entrevistas em profundidade, observação e participação em atividades do MTST, tendo em vista compreender o engajamento político em uma perspectiva processual, na qual são consideradas tanto as disposições relacionadas à origem e trajetória sociais das militantes, quanto a importância dos laços e retribuições de cunho interpessoal e afetivo desenvolvidos no âmbito da militância.

Keywords : socialização política; militância; mulheres.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )