SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número63POLÍTICAS, CURRÍCULO E PRÁTICAS DOCENTES: os impactos postos pela Covid-19 no contexto escolarFLIPPED LEARNING NA UNIVERSIDADE: guia para utilização da aprendizagem invertida no ensino superior. Robert Talbert, 2019. índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Teias

versão impressa ISSN 1518-5370versão On-line ISSN 1982-0305

Resumo

CARVALHO-SILVA, Hamilton Harley de  e  TOMIZAKI, Kimi. MULHERES EM LUTA: a dimensão educativa do engajamento político. Revista Teias [online]. 2020, vol.21, n.63, pp.466-473.  Epub 08-Fev-2022. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.%y.56242.

O objetivo desse artigo é discutir os sentidos do engajamento de mulheres pobres na luta pelo acesso à moradia digna, tendo em vista colocar em evidência as dimensões educativas inerentes à militância política, que se materializam em processos de ressocialização e socialização política provocados pela própria dinâmica dos movimentos políticos e que conduzem à ressignificação, por parte dessas militantes, do seu modo de conceber o mundo e seu lugar nele. Para realizar tal discussão, de caráter teórico e metodológico, nos apoiaremos nos resultados de uma pesquisa de doutoramento sobre a militância de mulheres no Movimento dos Trabalhadores Sem-teto (MTST) na Região Metropolitana de São Paulo (RMSP), que lançou mão de entrevistas em profundidade, observação e participação em atividades do MTST, tendo em vista compreender o engajamento político em uma perspectiva processual, na qual são consideradas tanto as disposições relacionadas à origem e trajetória sociais das militantes, quanto a importância dos laços e retribuições de cunho interpessoal e afetivo desenvolvidos no âmbito da militância.

Palavras-chave : socialização política; militância; mulheres.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )