SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue64THE APPLICATION OF THE ROYALTIES IN EDUCATION BY THE MUNICIPALITIES OF THE METROPOLITAN REGION OF THE RIO DE JANEIROTHE TWICE EXCEPTIONALITY GIFTEDNESS ANS ADHD: a literature review author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Teias

Print version ISSN 1518-5370On-line version ISSN 1982-0305

Abstract

SILVA, Jailson Costa da; FREITAS, Marinaide Lima de Queiroz  and  SILVA, Suzi Cristiane Soares da. AS RAZÕES DA PERMANÊNCIA ESCOLAR NO PROEJA: narrativas dos trabalhadores-estudantes sertanejos. Revista Teias [online]. 2021, vol.22, n.64, pp.41-54.  Epub July 30, 2021. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.%y.50079.

O artigo tem por objetivo apresentar as razões da permanência escolar dos sertanejos-trabalhadoresestudantes que, motivados pelo sonho e pela determinação, permaneceram no Curso técnico de nível médio integrado em alimentos, no âmbito do Proeja, do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) – campus Piranhas. Utilizamos o método de história de vida como ponte entre o individual e o social com base em Cipriani (1988) e Paulilo (1999). As narrativas foram construídas por meio da técnica da entrevista de História de vida (Queiroz, 1988). As vozes dos narradores, utilizadas como fontes, demonstraram que os motivos da permanência são oriundos da cooperação e solidariedade entre os colegas, apoio familiar, incentivo de alguns professores, e pela existência material de: transporte, materiais didáticos e auxílio financeiro. Nesse sentido, envolveu as permanências simbólica e material.

Keywords : narrativa; permanência escolar; trabalhadores-estudantes.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )